Carnaval 2010 é Carnaval Fernando Gondim

Carnaval 2010 é Carnaval Fernando Gondim
Vitória com a força do povo

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Frevo pra você e pra mim

De todas as leis de autoria de Fernando Gondim nenhuma foi mais sinônimo de luta do que a de ordenação do carnaval de Olinda, criada em 1992, e nenhum artigo dessa lei foi mais combatido do que a que contemplava a reserva de mercado para o frevo pernambucano. Antes, já havia colaborado na formação e legalização da Associação Carnavalesca de Olinda.Alem da preservação de um carnaval, típicamente pernambucano, foi a Lei Gondim que disciplinou o comércio de comidas e bebidas, os focos de animação, as passarelas naturais para o desfile de agremiações e o controle da sonorização em residências particulares. Hoje, Olinda se respalda com a Lei Gondim. Hoje, os olindenses são mais olindenses ao preservar suas raízes. Hoje, Olinda é o maior carnaval do Brasil em termos de diversidade cultural, sem ter sido seduzida pela mídia que impõe rítmos de qualidade duvidosa. Gondim amava Olinda e levou consigo a satisfação por ter composto um dos mais belos versos de amor à sua terra, cuja uma das estrofes diz o seguinte: “Bem na lapela do Atlântico / Olinda está incrustada / Como estrela da manhã / Na beira mar encravada / Nascendo pra ser vivida / Vivendo pra ser amada”

20 comentários:

Unknown disse...

Fernando Gondim lutou muito pelo frevo pernambucano. Ele merece muito ser o homenageado

Marília disse...

Porque ele sempre fez de um tudo para Olinda crescer culturalmente. Seu amor a esta cidade era incomparável.Com certeza Fernando Gondim -carnaval 2010!

Unknown disse...

Quem o conheceu jamais se esquecerá .

cleber/Itajubá disse...

Agora sei de onde vem aquela vibração e competência da Rosário.Com esta história riquíssima,Fernando Gondim, será unanimidade, não só em Olinda, mas em todo estado de Pernambuco.
Parabéns

Professor Jorge Botelho disse...

Tive a honra de conhecê-lo. Grande mestre da cultura popular de Pernambuco, mas especificamente da cidade de Olinda.
Fui colaborador da Lei Gondim na primeira versão, e juntamente com Bruno Sampaio e Fernando Gondim Filho elaboramos a segunda versão da Lei, face a necessidade de algumas adequações para o momento, como por exemplo: A captação de recursos para o carnaval, via patrocínio com empresa privada que até aquele momento era elas que ditavam as regras, com a nova Lei Gondim, o Município passou estabelecer limites, e assim passou a vender melhor o carnaval Olindense.
Olinda merece Gondim homenageado no carnaval 2010.
Tive a honra de conhece-lo

Rosário Gondim disse...

Chegou sua hora, papai!!!

Zezinho Riera disse...

Cara Rosário,

Já votei. Pelo fruto se conhece a árvore.

Abraço do amigo,

Zezinho Riera

Débora Barreto disse...

Quem teve o privilégio de conhecer o vô Fernando sabe do homem maravilhoso q ele foi,n só para sua familia e amigos,mas para todos aqueles q vinham ate a sua casa precisando de uma ajuda, de uma palavra... ele tava sempre ali a disposição de quem precisasse. No seu terraço, c um sorrisão, o tel., o vick, o cigarrinho, algumas vzs um copo de uisque em sua maca, ele assistia a passagens de blocos e troças carnavalescas q todos os anos ali passavam para reverencia-lo. Quem o conheceu sabe do tamanho do seu amor por Olinda, o qt ele colaborou para seu crescimento e sem a menor duvida ele merece ser homenageado no carnaval 2010. Inesquecivel Gondim...

Júlio Costa disse...

Ele tem que ser homenageado! Será um reconhecimento ao seu legado.

Marieta Alencar disse...

Olinda é a cara de Gondim e Gondim foi a cara de Olinda.
Frevo pra você e pra mim. Carnaval Fernando Gondim!

Roberto Freire - Presidente Nacional do PPS disse...

Prezados e caros familiares de Fernando Gondim
Fiquei feliz pela homenagem que será prestada por Olinda ao Gondim, através da sua maior expressão de cultura popular, o seu carnaval.
Fico feliz também pela lembrança que voces tiveram de solicitar meu empenho para o exito dessa empreitada. Peço apenas que relevem a minha presença mais assidua, pela dureza dos afazeres que tem um presidente de partido oposicionista no Brasil, pelo país afora. Assim sendo solicitei ao meu amigo Marcilio Domingues - homem de Olinda e nosso contemporâneo das lutas democraticas - para me representar junto a voces e ai na cidade sempre que houver serventia.
abraços e felicidades,
Roberto Freire

Chico Marques - Ex Prefeito de Itajubá MG disse...

já votei "MERECE DEMAIS". Lindo o Blog. A votação por unanimidade mostra bem o que Gondimrepresentou para o carnaval de Olinda. Parabens e abraços a todos.
Chico.

Antônio Carlos - MusA Aguardente de Banana disse...

Parabens pela indicação do seu pai!
No que depender de mim e de meus amigos, logo estaremos te dando parabens tambem pela escolha do Sr.Fernando para o homenageado do Carnaval de Olinda de 2010!
Bjs
Antonio Carlos

Moraes Moreira - Cantor disse...

Parabens pra toda a familia! é isso aí vamos dar continuidade a esse
trabalho de divulgação do frevo, grande abraço
Moraes Moreira

Goretti Gondim disse...

Espírito de luz,força, coragem, de amor ao próximo e de amor por Olinda. Agradeço a Deus de tê-lo colocado em nossas vidas. Ele merece mais do que ninguem essa homenagem.

Miguel Gondim disse...

MEU PAI NÃO SÓ FOI UM EXCELENTE PAI , NÃO SÓ FOI UM EXCELENTE PROMOTOR DE JUSTIÇA , NÃO SÓ FOI UM AMIGO DE TODOS , NÃO SÓ FOI UM POLITICO EXCELENTE , ELE FOI TUDO ISSO , ELE FOI UM INCENTIVADOR DE TUDO , ELE APOIOU TODAS AS CAUSAS DE NOSSO POVO , DE NOSSA CIDADE , ELE APOIOU A NOSSA CULTURA COM A MAIOR DIGNIDADE , O NOSSO CARNAVAL COMO NINGUEM ANTES , ELE VIVEU OLINDA COMO NINGUEM , ELE É O NOSSO CARNAVAL , ELE É A CARA DE OLINDA ,
TE AMO PAI

Marília disse...

Se for pra falar de sentimentalismo, cara, meu avô merece isso por tudo que ele foi, o que é, e está sendo até hoje em nossas vidas... Amo demais " ...Seus atos falavam mais alto do que qualquer palavra..."

Deputado Estadual Luciano Moura disse...

Caros,

Manifesto meu voto de apoio e solidariedade à indicação do ex vereador e
Promotor Fenando Gondim como homenageado do Carnaval da nossa querida Olinda.

Desde já, coloco-me a disposição para contatos futuros.


Atenciosamente,

Luciano Moura

Fernanda Penambuco disse...

A Associação carnavalesca de Olinda, alem da Câmara Municipal, tambem, indicou o nome de Gondim para ser o homenageado do carnaval 2010. Mais uma vitória!

Fernanda Pernambuco disse...

Espero que a Secretaria de Turismo confirme o desejo doa carnavalescos, pois a ACO é que tem representativadade para tal!
Frevo pra você e pra mim. Carnaval Fernando Gondim.